Áreas de Atuação

Psicologia, Psicanálise, Neuropsicologia
Psychologia, palavra em latim, creditada ao humanista croata Marko Marulic no século XV. Enquanto Ciência, a Psicologia tem suas raízes nos filósofos gregos e separou-se da Filosofia somente no final do século XIX.

Psicologia é a ciência que pauta seu conhecimento no psiquismo, como a mente funciona, pensa, planeja, conclui, fantasia, sonha e como esses processos mentais influenciam o comportamento.

O corpo teórico da Psicologia possui várias vertentes, dentre elas, a Psicodinâmica, a qual teve sua origem nos estudos e trabalhos do médico neurologista Sigmund Freud (1856-1939), criador da Psicanálise.

A Neuropsicologia é a interface da Psicologia e da Neurologia. Estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, atuando na compreensão de lesões, alterações que afetem o sistema nervoso. Atribui-se ao Psicólogo Donal Olding Hebb (1904-1985) o termo Neuropsicologia.

Terapias não psicológicas são um dos maiores problemas relacionados à psicologia. A confusão que muitos fazem é devido a grande variedade de psicoterapias, porém esses profissionais denominado psicoterapeutas, que não cursaram a faculdade de Psicologia e por este motivo, não apresentam estudos científicos e sistematizados, utilizando técnicas não comprovadas pela ciência.